Umectação - Um frisson de hidratação


Meninas vocês já ouviram falar de Umectação Capilar???? Confesso que eu descobri a pouquíssimo tempo, mas já virou quase uma rotina na vida das minhas madeixas.
A umectação (banho de óleo) é uma técnica milenar de massagem capilar. Dizem alguns que teve início na Índia e foi passada de geração a geração às mulheres indianas.
De acordo com os relatos, as indianas acreditam que o rápido crescimento de seus cabelos é fruto da umectação capitar que ao ser realizada tanto nos fios quanto no couro cabeludo estimula seu crescimento saudável. E elas realmente possuem tanto cabelos compridos quanto bonitos.
O método consiste em aplicar óleo extravirgem em todo o comprimento dos fios em direção às pontas dos cabelos e massagear repetidamente o couro cabeludo (sem utilizar as unhas) para estimular o fluxo sanguíneo.
Esse procedimento é indicado para todas as mulheres, inclusive as que possuem cabelos oleosos, pois como é feita nos cabelos sujos quando do processo de lavagem dos fios o excesso é retirado e o cabelo só absorve o que considera necessário.
De acordo com as pesquisas (e os vários relatos de mulheres que praticam essa técnica) umectar os fios com óleos extravirgem (possuem menor índice de acidez em ácido oleico, responsável por despenhar um papel fundamental na síntese dos hormônios) ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza, além de garantir brilho, maciez e a definição das ondulações e dos cachos (para aquelas que possuem as madeixas cacheadas).
Na hora de escolher o óleo é fundamental que ele seja de origem vegetal e 100% natural, ou seja, óleo extraído das plantas, geralmente das sementes (rico em triglicerídios, a gordura extraída da planta).
Os mais utilizados pelas adeptas à técnica são:
Azeite de Oliva Extra Virgem - propiciando brilho e vitalidade ao cabelo, tem propriedade emoliente, confere brilho e hidratação aos fios. Além disso, o azeite possui antioxidantes que são capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células. Dizem que o resultado é ótimo, mas o cheiro que fica não é lá convidativo (Uffffff!!!!!, eu não suporto nem na salada, kkkkkkkkkkkkk).
Óleo de Amêndoas Doce - é rico em vitaminas A e B, tem alto poder de penetração, hidratação e nutrição dos cabelos.
Óleo de Rícino (mamona) - muito conhecido por seu efeito laxante, propicia maciez, limpeza dos fios e estimula o crescimento do cabelo (o cheiro não é bom).
Óleo de Coco - rico em ácidos graxos e vitamina E. Restaura a estrutura dos fios, proporciona equilíbrio aos fios danificados. É indicado para fios ressecados e combate o frizz (é o que eu estou usando). O cheirinho de coco é maravilhoso!!!!!!
Óleo de Abacate - rico em lecitina (que auxilia no combate à queda do cabelo), ômega 9 (ácido oleico), vitaminas A, D e E, Inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento, garantindo assim hidratação e nutrição profunda aos fios.
Óleo de Jojoba -  dá brilho, combate à caspa e à queda. Boa opção para quem tem o couro cabeludo oleoso.
Pode-se fazer a umectação de duas maneiras antes da lavagem diária:
1. Pré-lavagem: aplicar nos fios e deixar um tempinho antes de lavar. Depois da aplicação, massageie o couro cabeludo com movimentos circulares por pelo menos 15 min, deixe o óleo agir por mais 30 min. Ele irá repor os lipídios dos fios que são perdidos durante os processos químicos e térmicos (secador, prancha, babyliss). Depois é só lavar o cabelo normalmente, pois o óleo irá sair com o shampoo, e passar um condicionador ou uma máscara capilar de sua preferência.
2. Umectação noturna: aplicar nos fios à noite, envolvendo a cabeça em uma touca ou pano que impeça de sujar o travesseiro. Lavar os cabelos na manhã seguinte. Esse método potencializa bastante o resultado!
Nos dois casos deve-se aplicar no comprimento dos fios uma quantidade bem generosa (mecha por mecha, pois o óleo atinge de maneira uniforme os fios) e sem medo do aspecto oleoso, porque eles ainda serão lavados (lembrem-se disso!).
Confesso que eu não tenho feito exatamente conforme sugerido pela segunda técnica (envolvendo os fios com uma touca ou toalha, senão não consigo dormir). Assim como outras meninas, tenho passado o óleo nos fios à noite antes de dormir, e só retirado no outro dia de manhã quando vou lavar os cabelos.
Tenho tentando fazer três vezes na semana, meu cabelo tem agradecido, pois tem ficado mais brilhoso e macio, estou dando uma ênfase maior às pontas, e elas também estão me agradecendo, mas isso depende do seu tempo disponível. Há meninas que fazem de quinze em quinze dias ou uma vez por mês. Cada um descobre a melhor forma de fazer.
Que tal vocês testarem? Compartilhem os seus resultados.
 Beijinhos!!!!!!!!!!!!

5 comentários:

  1. Bom dia Flávia!!!! ai que legal, estou contente com a postagem, obrigada, espero que gostem! E essa umectação, estou ansiosa p/ começar a fazer também. Bjs........

    ResponderExcluir
  2. Flávia, mesmo lavando bem, o cheiro desse rícinio não sai?

    ResponderExcluir
  3. Clébia oi!! Eu sinceramente não sei, só experimentei com o óleo de coco. Mas há uns produtos que pegam mesmo e demoram a sair mesmo lavando bem. Tente aí, daí você me conta. Só sei que com o óleo de coco fica um cheirinho muito bom de coco mesmo depois de lavado. Beijos!!!!
    Obrigada pela sua colaboração.

    ResponderExcluir
  4. Vou tentar, daí te conto o resultado.

    ResponderExcluir
  5. Ficarei aguardando suas considerações, beijos.

    ResponderExcluir